Como escolher um Truck?

Trucks são os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e os amortecedores que amenizam os impactos de uma manobra ou salto, saiba mais logo abaixo!

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O Truck do Skate

O truck nada mais é do que o eixo do skate, que é fixado no shape, onde se encaixam as rodas e rolamentos. Basicamente uma aste é fixa em uma peça em forma de “T”, geralmente de aço forjado. O “T” é fixado na base do truck, geralmente constituida do mesmo material. Nas pontas da aste existem porcas que seguram a roda no eixo, a base tem de 4 a 6 furos (alguns trucks são feitos para se encaixarem em diferentes shapes, os de Cruiser por exemplo), para manter o truck preso ao shape.

O truck tem um parafuso central que une a base com o “T”, nesta fixação há um amortecedor superior e outro inferior que garantem a absorção de impactos e a flexibilidade para auxiliar o skatista a executar as curvas em seu percurso. São necessários 2 Trucks para compor um skate, ao comprar seus trucks naSkate Shop da MonterSports você receberá sempre o par, ou seja, 2 Trucks para montar seu skate.

Como escolher o tamanho ideal do truck:

Figura explicando quais os componentes básicos de um truck para skateO tamanho do truck é indicado pelo tamanho do shape, ou seja, o tamanho do Shape que você usa é quem vai definir o tamanho perfeito do Truck que vai escolher.
O tamanho é definifo em milimetros (no Brasil) ou polegadas (outros países), e quem manda é a medida da largura do “T” desconsiderando a medida da aste.

Aste é o nome dado a peça central do Truck, que possui rosca em ambas as pontas e é responsável por sustentar e prender as rodas e rolamentos com o auxílio de porcas de pressão.

Confira a lista de tamanhos mais comuns em Trucks de Skate:

  1. 129mm para shapes de 7″ a 7.75
  2. 133mm para shapes de 7.5″ a 7.81
  3. 136mm para shapes de 7.75″ a 8
  4. 139mm para shapes 7.75″ a 8.25
  5. 146mm para shapes de 8″ a 8.5
  6. 149mm para shapes de 8.125″ a 8.75
  7. 160, 180 e 200mm para Longboards

Altura do Truck

Os trucks tem pequenas variações de altura sempre que diferente será indicada na descrição do produto. A altura pode ser definida pela preferência do skatista.

Foto de um truck Crail 133mmBaixo: Proporciona mais etabilidade para manobras de flip. Preferivel para rodas pequenas (49 – 52mm).
Normal: Bom para qualquer modalidade tanto rua quanto skatepark. Preferível para rodas médias (53 – 56mm).
Alto: ideal para quem gosta de andar com o truck mais solto(facilita nas curvas mas perde estabilidade). Um truck mais alto evita de encostar a roda no shape ao efetuar as curvas.

Trucks para Longboard

Foto de um truck da marca Paris, de cor azul com trave de 160mmTrucks para Longboard se destacam por serem bem mais largos que os trucks convencionais. Eles possuem também dois tipos diferentes de formato: Normais e Invertidos.
Os normais são iguais aos trucks comuns de Skate, porém só possuem uma trave maior, já os invertidos possuem sua trave e conjunto de amortecedores virados ao contrário, o que torna o Skate mais estável em altas velocidades e também facilita a realização de curvas, já que eles tem uma facilidade maior de virar para esqueda e direita.

Outros componentes do Truck

Também conhecidos como Skate Hardware, são peças complementares que hora ou outra precisam de atenção especial, confiram:

Amortecedores e chupetas

Foto de um conjunto de amortecedores cônicos com dureza de 90a para Skate e LongboardOs amortecedores e chupetas tem duas principais funções:
1 – Ajudar no amortecimento de impactos e vibrações quando se realiza uma manobra.
2 – Permitir que o “T” do Truck vire para esquerda e direita, para que o Skatista possa controlar o Skate.

Os amortecedores possuem dureza que varia de 85 a 100A (explicaremos sobre dureza abaixo, na parte que falamos das rodas), onde 85 é mais mole e 100 é mais duro. Existem atletas (principalmente no Longboard) que combinam durezas para alcançar um melhor desempenho, mas isso varia muito do que o atleta está acostumado, tem pessoas que gostam do truck com amortecedores mais macios, e outras que gostam dele mais duro. Você só vai descobrir quando estiver aprendendo a andar.

Foto de um conjunto de amortecedores tipo barril para Skate e LongboardAmortecedores possuem dois formatos diferentes: Barril e Cônico.
No amortecedor em formato Barril, as extremidades do amortecedor que fica na parte de baixo do conjunto são planas, que faz com que o truck fique mais estável, porém um pouco mais duro. Atualmente este é o mais utilizado.
No amortecedor em formaro cônico, ambas as partes do conjunto são iguais, tornando o truck um pouco mais instável, mas facilitando bastante na hora de fazer curvas.

Já as chupetas são partes complementares, ficando na traseira do Truck (entre o “T” e a base).
Lembrando que quando você compra um jogo de amortecedores na Monster, receberá sempre 4 amortecedores (2inferiores e 2 superiores) e 4 arruelas (2 inferiores e 2 superiores), e quando compra chupetas, elas vem a partir de 2 por embalagem. Existem marcas que vendem mais de duas.

Parafuso Central

Foto de um parafuso central para skate e longboardO parafuso central é responsável por fixar e o “T” com a base do truck juntamente com o conjunto de amortecedores. Atualemte existem dois modelos disponíveis no mercado, o com trava sextavada e outro com trava dentada (parece com uma engrenagem).
Algumas marcas produzem seus próprios tipos de parafusos, alguns com aperto através de chave allen ou combinada com chave de boca e allen. Isso pode ser um pouco desvantajoso, pois caso o parafuso espane (perca a rosca de aperto) ou quebre, fica mais difícil de encontrar para compar.

Parafuso de Base

Foto de um parafuso de base para Skate ou LongboardParafusos de base, como o próprio nome sugere, são responsáveis por fixar os trucks no shape do Skate, eles são feitos em aço especial e possuem porcas de pressão no tamanho 8mm ou 10mm, onde a de 10mm é melhor para apertar e fixam de maneira mais efetiva as bases no shape.
Na parte do shape, os parafusos literalmente afundam na madeira, provendo melhor fixação e não atrapalhando os pés do atleta na execução de manobras. Os parafusos atualmente são encontrados no mercado com aperto através de chave allen ou phillips. Ambos são bons, depende do atleta escolher entre um e outro.
Com o tempo e a constante troca dos Shapes, os parafusos podem entortar um pouco (afinal, o impacto do Skate é bem forte) ou até espanar, é importante troca-los de vez em quando.
Lembre-se de nunca comprar esses parafusos em ferragens, compre os específicos para Skate. Eles vem sempre em jogos com 8 parafusos e 8 porcas de pressão, e a maioria das marcas envia junto uma chave allen.

Porcas e arruelas

Foto de porcar e arruelas para skate e longboardPara travar as rodas e rolamentos nos trucks, é necessário o uso de porcas de pressão e (preferencialmente) arruelas. As porcas por padrão sempre vem junto com os Trucks, mas com o passar do tempo é sempre interessante troca-las, pois com o tempo elas vão se desgastando com as batidas e acabam ficando mais difíceis de apertar e soltar, sem contar que acabam desgastando as pontas da aste do truck. Manter as porcas do Truck sempre em boas condições ajuda tanto na troca de rodas e rolamentos, quanto na conservação dos Trucks. Elas são bem baratas e você pode encontra-las clicando aqui.

Pads

Foto de um par de pads para Skate e LongboardSe suas rodas estão pegando no shape quando se faz uma curva ou manobra, recomendamos utilzar um par de pads. Pads são peças de material plástico ou borracha, seu uso é opicional e vai depender da preferência do atleta. Eles possuem duas principais fuções:

1 – Deixar o Skate mais alto para que as rodas não fiquem tocando no Shape.
2 – Minimizar o impacto entre o Shape e a base do Truck quando executamos uma manobra.

Existem diversos modelos e tamanhos de Pads, que vão de 2mm a 15mm de espessura (ou mais). Clique aqui para ver os modelos em nossa loja.

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